Results 1 to 10 of 10
    Newbie

Question Untugle + 2 Wans + 1 Lan

Boa tarde pessoal.

Na minha empresa estou com 2 links de speedy, ambos de 4mbps, e eu gostaria de colocar os 2 ativos no meu untangle... existe essa possibilidade?

Lembrando que eu não estou utilizando o modo pago... é td free.

Para recapitular, eu possuo a minha rede interna que será a minha eth2 e, a eth0 e a eth1 serão wans.

Dá para fazer isso?

Master Untangler aurbano's Avatar

Caro gaprudente, boa tarde.

Não é possivel realizar esses serviços apenas com os módulos FREE.

Para isso você precisa dos aplicativos pagos.
    Existem 2 aplicativos que fazem isso...o Wan Failover e o Wan Balancer.

O Wan Failver faz apenas a TROCA dos links, caso o link primário saia do ar.
    Já o Wan Balancer faz o balanceamento dos 2 links enquanto os dois links estiverem ativos, dessa forma você pode configar porcentagens para cada um, como por exempo 40% para um e 60% para outros.

Se necessitar de uma proposta desses aplicativos, a UTBrasil comercializa eles diretamente pelo Brasil, desta forma é só entrar em contato comigo.

Grande Abraço e Boa Sorte.
    Adriano Urbano Esposito
    UTBrasil - Untangle para Brasileiros.
    Revenda autorizada untangle no Brasil.
    http://www.utbrasil.com.br

Newbie

Não dá para fazer?

Tipo, eu não quero que ele gerencie automaticamente qual das 2 placa wan ele utilizará, eu pretendo fazer isso manualmente.... não existe uma maneira? ele não opera com 2 wan na versão free?

Caro gaprudente

Defina melhor o que para você é "operar com 2 wans"...

Se for simplesmente cadastrar como Wan basta ativar a opção :
    "Is WAN Interface:" na hora que você cadastrar a interface de rede.

Mas lembre-se.
    Todo tráfero saira apenas pela Wan Primária.

Grande Abraço.
    Adriano Urbano Esposito

Master Untangler

gaprudente,

Se é pra ativar na mão mesmo, então basta trocar o cabo de rede e reconfigurar o IP se este for fixo........

Apesar de você ter 2 Speedy, em condições normais, não vejo qualquer benefício no que você prentende fazer. Se fossem 2 operadoras distintas SIM, mas 2 Speedy, se algo ocorrer na ponta Telefonica, tanto faz, os 2 vão estar parados. No seu caso isto só seria uma prevenção contra problemas que ocorrem na sua ponta, e neste caso você resolve rápido.

Por outro lado se você tem uma demanda que precisa ser balanceada, faz sentido.

Newbie

urbano e jzero.

Desculpem-me pela demora. O que eu quero fazer é colocar duas placas chegando sinal do speedy e uma saindo para a minha rede interna. Quero determinar que uma faixa de IP navegue pela wan1 e a outra faixa de IP navegue pela wan2. É isso que eu quero fazer.

Quanto ao loadbalance e failover, realmente só é possível com o módulo pago, pelo q eu pude constatar... mas para esse caso eu conheço o PFSense... mas eu ñ quero usa-lo... prefiro o untangle

Newbie

Ah! jzero, realmente concordo com vc... 2 links d speedy que de nada adiantam... se fosse um link telefonica e outro embratel, ate ficaria legal...

mas o negócio é que um speedy é ip fixo e focado para acessos remotos. o outro speedy é para o uso em geral...

Master Untangler

Que eu saiba, você precisa mesmo é do Load Balance.
    Aurbano, você vê alguma alternativa?

Mas....de quantos usuários estamos falando? Internos e VPN?
    Talvez você possa deixar um dos links em stand-by e usa-lo somente em emergências, claro o pessoal da VPN fica fora temporáriamente.

Caro gaprudente

Isto que você diz:
    "Quero determinar que uma faixa de IP navegue pela wan1 e a outra faixa de IP navegue pela wan2"
    É um tipo de função você só vai encontrar no Wan Balancer.
    Não vejo uma forma de você fazer isso na versão free.

Em relação aos 2 links, mesma operadora, você ainda ganha em desempenho...e realmente a disponibilidade não é das melhores...mas mesmo assim é melhor que somente um, afinal agente sabe que DSL Speedy costuma dar algumas quedas de sinal de vez em quanto, sem motivo aparente.

Qualquer dúvida fico a disposição.

Caso haja interesse em saber o valor deste módulo me avise, ou mande MP com a quantidade de usuários por trás do seu servidor.

Grande Abraço.
    Adriano Urbano Esposito

Newbie

jzero e aurbano, desculpem-me pela demora em dar um retorno no post.

Realmente a versão free do UT não dá suporte para o que eu queria... acabei subindo provisoriamente um LB com o PFSense... mas ja entrei em contato com a UTbrasil e ficaram de me passar o orçamento de alguns modulos que eu irei precisar... se nao me falha a memória, eu falei ao telefone com vc aurbano.

Agora eu gostaria de saber o seguinte: posso jogar um AP simples(somente para clientes que vieram visitar a empresa) na porta dmz? não quero que esse AP acesse a minha rede.

Para ele acessar a rede basta subir uma regra no firewall impedindo?

Tags for this Thread