Results 1 to 5 of 5
    Untanglit alexandre-farias's Avatar

Default Envio de relatórios

Sou iniciante no untangle, mas recebi boas indicações do mesmo por algumas empresas e vou instala-lo em uma inicialmente para testar. Possuo uma rede de 20 computadores com um servidor de domínio 2003 server. Preciso configurar o mesmo para fazer a filtragem e proteção contra sites indevidos. Já verifiquei e testei a parte do web filter, assim como o firewall do mesmo. mas gostaria de saber se é possível liberar o uso do msn/youtube/orkut somente para algumas máquinas (todas utilizam ip fixo) e como faço para receber relatórios do mesmo sobre as tentativas de acesso a sites bloqueados ou programas bloqueados através de e-mail?
    Se alguém tiver alguma apostila do mesmo, por favor, me envie, pois procurei em vários sites e nada encontrei. Mesmo o sistema sendo simples e muito funcional, ainda existem algumas informações técnicas que estou tendo dificuldades em configurar.
    Desde já, mto obrigado pela ajuda.
    Att.

Alexandre Lima de Farias
    Top Service Informática
    alexandre-farias@infonet.com.br

Master Untangler

alexandre-farias boas!

Utilizo UT há alguns meses e estou a adorar a experiencia.
    Quanto a liberar o MSN para alguns e o youtube penso que dê mas não posso dar a certeza porque nunca tentei fazer mas é muito provável que dê.
    Na firewall pode por uma regra por exemplo:

Action: Block
    Log: Pode marcar para saber quem tentou aceder mas a firewall negou
    Traffic Type: TCP & UDP
    Source Interface: coloca Any ou então só rede local
    Destination Interface: Any
    Source Address: aqui colca o IP interno da maquina que não quer que tenha acesso
    Destination Address: (aquilo coloca o endereço do youtube no caso do MSN a porta de destino)
    Source Port: Any
    Destination Port: (aqui pode usar a porta do MSN)

Existe o "Reports" para fazer os relatórios de todo o trafego na rede esse relatório vem em PDF e é enviado para um email que personalizar. Também nesse "Reports" pode associar um endereço Ip a um nome da máquina para assim ter um relatório mais fácil de entender. Nesse relatório é visivel todas as regras que são usadas e se são bloqueados conteúdos.
    Se tiver alguma dificuldade a configurar a sua máquina diga que a malta aqui a ajuda
    Last edited by fear_angel; 09-04-2009 at 08:22 AM.

Eu utilizei outra forma de bloquear o MSN e o Youtube ou Orkut, através do Web Filter. Mas o mesmo bloquea tais sites para todos usuários da rede, e eu queria liberar somente o msn/orkut/youtube para uns 2 ips, pois o gerente geral é filho do dono e sempre nos falamos via msn, assim como ele também utiliza o orkut. Através do firewall é mais complicado pois o msn utiliza várias portas, assim como o youtube e o orkut possuem vários servidores (ips).
    Aguardo mais uma dica de alguem de como fazer isso.
    Já sobre os relatórios, onde coloco o e-mail para qual o UT irá enviar os relatórios de tentativas de acesso a tais sites/programas/ips, e como o mesmo irá me enviar (diariamente ou qndo chegar a um certo número de logs)?
    Att.
    Att.

Alexandre Lima de Farias
    Top Service Informática

Master Untangler

Alexandre,

Tenho a mesma situação, que você, criam-se as regras mas todas tem uma maldita exceção, ou é o Dono, quando não é ele é o Diretor e por aí vai....

Uma coisa posso te garantir, não conheço uma solução 100% para MSN, Orkut, YouTube, Twitter, etc. Mas tem como minimizar e aqui vão algumas observações para você.

Quanto ao envio de relatório, nunca me preocupei com isto, mesmo porque o relatório está sempre disponível para consulta on-line. E com o tempo, você vai notar que uma visita regular as páginas de log serão mais produtivas que o relatório.

Para Youtube, Orkut e outros sites você deve usar o Web Filter, mas para liberar o acesso, você deve adicionar o IP da estação no Client IP Address, ele está em Web Filter > Pass List. Atenção a estação deve ter IP fixo.

Ainda em Pass List, você pode liberar um site específico usando o botão SITES, mas neste caso você esta liberando o acesso para todos os usuários.

Já no caso do MSN, não vejo alternativa, pois o bloqueio é feito em Protocol Control ativando a Categoria Instant Messenger. E não há opção para indicar exceções.
    Ainda, ao ativar este bloqueio ele vai atuar especificamente na conexão usada pelo Windows Messenger, Microsoft Messenger, Windows Live Messenger.

Há um detalhe que geralmente percebemos depois de tudo configurado.
    Ao bloquear o MSN em Protocol Control, seus usuários automáticamente vão utilizar outros meios para continuar utilizando o Messenger, então não se espante se encontrar no log do Web Filter, acesso a webmessenger.com, messengerfx.com, imo.im, entre outros. E neste caso necessário você deverá adicionar cada um deles em Block List > Sites no Web Filter. Mas não para por aí. O Web Filter não controla HTTPS, e neste caso a saída é adicionar uma regra de bloqueio em modulo Firewall.

Em tempo uma consulta por MSN no forum Inglês, vai te mostar bastante informação.

Consegui fazer o mesmo funcionar normalmente. Verifiquei a possibilidade de liberação do uso de msn/orkut/youtube somente para alguns usuários, e vi que só era possível através da compra de um dos pacotes, que trabalha junto com o AD do servidor. Achei também o local dos relatórios, só não sei se o mesmo irá me enviar corretamente.
    Mas muito obrigado pela ajuda de todos.
    Att.

Alexandre Lima de Farias
    Top Service Informática