Results 1 to 7 of 7
    Newbie

Default Untangle nao faz Cache ?

Olá pessoal,

Estou custando a acreditar, mas é verdade que Untangle nao faz Cache? Como um software que faz load balance, failover webfilter e nao faz cache?

Seria algo do tipo ... criar um sistema que grave em DVD mas nao em disquete ou CD.

Andando pelo google achei uma discussao de Fev de 2009 aonde os Master e os Ninjas do Untangle estavam discutindo a criacao de um modulo de cache para o Rack. xxxforums.untangle.com/feedback/73-caching-proxy.html
    ps:xxx ( limitacoes do forum )

Aí vai a minha questao, existe alguma possibilidade de instalar o squid na mesma maquina do untangle e gerar cache?

Master Untangler

A proposta do UT não é ser um Proxy Server, de tempos em tempos o pessoal levanta a discussão mas não rola.
    Tenho o UT e IsaServer, e pra falar a verdade na minha opinião, o proxy só dá trabalho.

Quanto ao SQUID, perquise no forum por proxy, squiq ou da uma olhada na seção Tip of the Day, aqui acredito que encontre algo.

De quantos usuários estamos falando pra você precisar de proxy?

Newbie

jzero,

Tenho uma empresa que presta consultoria em ti, e venho ultimamente testano diversos firewalls, me encantei com a seguranca do UT, porem foi um balde de agua fria ele nao fazer algo simples como cache.
    Como tenho varios clientes, tenho clientes com 40 estações, 60, 100 e o cache é de extrema utilidade, pois nao ha sentindo utilizar o link ( que no nordesde é horrivel ) para a mesma coisa, um exemplo se a maquina 1 acessa uol.com.br ela usa o link, ok? se as outras 99 acessarem ela vai usar a mesma banda que o 1 usou! Isso é primordio!

Realmente nao tem como fazer uma combinacao de webfilter e squid na maquina com UT né?

Master Untangler

Combinar WebFilter com Squid (simples assim), Não, não tem jeito, pode esquecer.
    Por outro lado, técnicamente falando, nada impede que você coloque um Squid antes do UT:
    Internet <--> UT <--> Squid <--> Rede Interna

Entendo perfeitamente seu ponto de vista, não tenho nada contra, mas se você observar mais de perto vai notar que:
    a) A grande maioria dos usuários vista os mesmos sites
    b) Em sua maioria são UOL, Terra, IG, e Globo, ou seja notícias, esportes, novela, etc.
    c) Nestes casos o tempo de vida da Página é bastante reduzido, em alguns casos não passa de 1 minuto, isso quando a página já ao tem indicação para No-Cache.

Isso analogamente, acaba tornando o proxy num webfilter

Em tempo, temos a mesma atividade, tenho clientes em Salvador e Fortaleza, e posso afirmar que a disponibilidade e performance nestes locais é muito melhor que aqui em SP.

Newbie

Quote Originally Posted by jzero View Post
    Combinar WebFilter com Squid (simples assim), Não, não tem jeito, pode esquecer.
    Por outro lado, técnicamente falando, nada impede que você coloque um Squid antes do UT:
    Internet <--> UT <--> Squid <--> Rede Interna

Entendo perfeitamente seu ponto de vista, não tenho nada contra, mas se você observar mais de perto vai notar que:
    a) A grande maioria dos usuários vista os mesmos sites
    b) Em sua maioria são UOL, Terra, IG, e Globo, ou seja notícias, esportes, novela, etc.
    c) Nestes casos o tempo de vida da Página é bastante reduzido, em alguns casos não passa de 1 minuto, isso quando a página já ao tem indicação para No-Cache.

Isso analogamente, acaba tornando o proxy num webfilter

Em tempo, temos a mesma atividade, tenho clientes em Salvador e Fortaleza, e posso afirmar que a disponibilidade e performance nestes locais é muito melhor que aqui em SP.
    Me convenceu!

Me reunir com os tecnicos da empresa e ambos estavam com o mesmo pensamento, acredito tambem que a banda larga no nordeste irá crescer, o Velox e o PME ( Embratel ) chegarao aos seus 10MB e isso ja ajudará bastante.

Ficou no ar apenas uma questao, o windows update para quem nao tem AD ( para usar WSUS ) nao teria como realizar cache, correto?

Master Untangler aurbano's Avatar

Boas respostas amigo JZERO...

Caro Marcelhalls, até que você se convenceu rápido, existem replicas e mais replicas sobre este assunto no fórum em inglês... hehehe

Em relação ao cache do Windows Update, só conheço via SQUID mesmo, na estrutura que o JZERO comentou.
    Segue abaixo alguns links:
    http://wiki.squid-cache.org/SquidFaq/WindowsUpdate
    http://www.vivaolinux.com.br/dica/Wi...cache-no-Squid

Tirando esta forma não vejo outra sem utilização do AD =(

Torço pela melhora dos links da sua região...

Grande Abraço
    Adriano Urbano Esposito
    UTBrasil - Untangle para Brasileiros.
    Revenda autorizada untangle no Brasil.
    http://www.utbrasil.com.br

Master Untangler

Experimente o UT, você vai gostar, pela facilidade e recursos, seja generoso com o hardware no quesito "Qualidade", atenda aos requisitos indicados, e não vai se arrepender.

Quanto aos 10mb, é tudo uma questão de mercado, quando as operadoras acharem que o mercado tá pronto elas colocam a preços aceitáveis.

Atualizações Windows, cache de download (squid), só vai servir se você usar Windows Update na estação.

WSUS trabalha de maneira distinta, você vai determinar se as atualizações são obtidas automáticamente ou não em horário programado, para os produtos selecionados.
    Depois por Group Police ou alterando o Registro das estações, você indica qual o endereço do WSUS, para que as estações sempre busquem atualizações do WSUS.

As atualizações baixadas no WSUS ainda devem ser Aprovadas Manualmente ou Automáticamente para serem distribuidas em horário programado.

Concluindo, com WSUS, você baixa atualizações durante a noite, aprova ou declina de manhã, e aplica a distribuição conforme o caso, todas as estações vão buscar no cache do WSUS, elas nem chegam perto da WEB, a não ser que você force um Windows Update.
    Last edited by jzero; 04-06-2010 at 08:44 PM.