Results 1 to 2 of 2
    Untangler gabrielr's Avatar

Default Router com Redundancia de Link

Olá pessoal, estou pensando em uma solucao para ter redundancia de link, mas de uma forma que nao seja necessario adquirir um pacote pago. Existem varios roteadores com suporte a 3g hoje em dia que fazem a troca automatica do link caso um caia.

A minha duvida é a seguinte:
    Imaginem uma rede com o modem com o ip: 192.168.1.1/24 e router 192.168.1.2/24 e UT 192.168.1.3/24
    e a rede interna 10.1.1.1/24. Beleza.. tudo funcionando as mil maravilhas, inclusive o modulo de VPN funcioando perfeitamente.

Caso caia a conexao principal a 3G assumiria de forma automatica e distribuiria o sinal de internet da mesma forma que o link principal. Mas nesse caso como ficaria a nossa VPN? já que ela trabalha com o IP fixo da operadora e no caso a 3G nao vai ser o mesmo IP fixo do link principal.

Como ficaria uma forma correta para configurar a VPN para que ela funcione?

Muito obrigado!!!

Master Untangler

Pelo que andei vendo, estes roteadores, nem todos alteram automaticamente entre os modos. Alguns alternam para 3G, mas o retorno ao default é manual.

Mas supondo que exista algum (confiável), para que a VPN funcione você vai precisar registrar o Hostname do UT em um DNS dinamico para poder distribuir os clientes apontando para o Nome no lugar do IP, e este nome vai ser usado tanto para IP Dedicado quanto para 3G.

Minha experiencia com um roteador deste, demonstrou que só servia pra usar em casa num ambiente de produção, o 3G precisava de umas 3~4 tentativas pra conectar, cada tentativa levava uns 3 minutos pra completar......Porque a o rotedor se perdia na reinicilização do modem......