Results 1 to 6 of 6

Thread: Dhcp multi lan

Newbie

Default Dhcp multi lan

Opa!
    Estou tentando me adaptar ao untangle, mas ja cheguei em um problema na configuração do servidor de dhcp.
    Tenho 3 redes interna na mesma interface. Atualmente esse servidor de dhcp esta funcionando em uma distribuição linux, porem nao consegui configurar para funcionar no untangle, acho q o servidor de dhcp ele é diferente.
    Alguem ja fez alguma coisa assim?

Master Untangler aurbano's Avatar

Ola Bruno...
    Você poderia me explicar melhor qual a configuração atual (funcional) e qual a configuração que você deseja com o untangle?
    Não entendi direito.
    Você tem 1 placa de rede interna e nela esta configurado 3 IP´s internos dintistos, certo?
    E qual a configuração do DHCP ?

Abraços,

Adriano Urbano Esposito

Untangle Junkie dmorris's Avatar
    Attention: Support and help on the Untangle Forums is provided by volunteers and community members like yourself.
    If you need Untangle support please call or email support@untangle.com

Newbie

Estou em testes ainda com o untangle. Pelo que estou vendo ele não vai conseguir fazer o que eu quero, mas vou exemplificar para vcs me ajudarem.
    O Untangle irá funcionar como um firewall. esta disposto da seguinte maneira roteador/Untangle/switchs. Do meu roteador saem 3 redes.
    o UT esta com um IP de uma das redes, na interface externa e a internar esta como bridge. Como estou em fase de teste estou com apenas 1 pc atras dele, q esta funcionando normalmente, inclusive e o servidor de dhcp atual

Estou rodando um servidor de dhcp no gentoo, com a seguinte parte da configuração mais importante.

shared-network eth0 {
    option domain-name-servers 200.191.192.2;
    option subnet-mask 255.255.255.0;

subnet 192.168.3.0 netmask 255.255.255.0 {
    option routers 192.168.3.1;
    }
    subnet 192.168.4.0 netmask 255.255.255.0 {
    option routers 192.168.4.1;
    }
    subnet 192.168.5.0 netmask 255.255.255.0 {
    option routers 192.168.5.1;
    }
    }

Isso esta possibilitando eu ter 3 redes distintas na mesma interface. esse servidor de dhcp esta funcionando perfeitamente.

nao consegui fazer essa configuração no Utangle. estou pensando em instalar esse servidor de dhcp nele, pois nao sei qual q esta rodando.
    Porem descobri q apenas 1 rede esta funcionando no utangle, as outras nao nao consegui fazer funcionar. segundo os forum acho q ele nao suporte varias redes em uma mesma interface.

mais sei se compliquei mais ainda! rs! mais estou brigando como ele aqui! rs ! !
    faloww valeu!

Master Untangler aurbano's Avatar

Blz Bruno...
    Vamos por partes.

Primeiramente parece que você precisa configurar sua placa de rede externa com mais 2 IP´s distintos certo?

Para isso você vai em :
    Configuraton:networking>Edit (na interface externa)
    Vá no botão "Add"
    AI você poderá configurar outros endereços de IP na mesma placa de rede.
    Obs : Lembre-se que o 255.255.255.0 é o mesmo que /24

Isso te ajudou em algo?

Abração
    Adriano Urbano Esposito

Newbie

O meu problema não são IPs! e sim Redes! rs

estou usando a mascara 255.255.255.0 ou /24! isso faz com que o IP 192.168.3.2 esteja na rede diferente do IP 192.168.4.2. Sendo que cade rede tem o seu gateway e não posso mudar isso!

Não sei se o UT é consegue gerenciar essas 3 redes distintas. o sevidor dhcp dele nao funcionou, não posso dar 3 ips um para cada rede. Pelo menos eu nao consegui!

faloww!
    Valeu

Bruno